Trabalhar na Engenharia

A inovação é o ar que respiramos. Diariamente, os nossos engenheiros desafiam-se a si mesmos  para encontrar soluções inovadoras de segurança e produtividade. 
  

Junte-se à nossa equipa de engenharia e a sua função poderá envolver consultoria em locais de construção, desenvolver o nosso software ou desenvolver produtos num dos nossos centros de inovação de I&D. Poderá especializar-se em mecânica, óptica, química ou metais, proteção contra incêndios, sistemas de ancoragem, corrosão ou área sísmica. Seja qual for a sua área, vai desempenhar um papel importante em alguns projetos verdadeiramente estimulantes e na vanguarda da tecnologia.

Enquanto candidato, terá de possuir uma sólida formação em engenharia, mas estamos particularmente interessados na sua paixão pela aprendizagem e na sua capacidade para conjugar complexos desenhos conceptuais com as competências de relacionamento interpessoal.

No final de contas, os nossos produtos são concebidos para os nossos clientes, pelo que o empenho pessoal é crucial para nós. 
 

Aqui as pessoas são tão importantes quanto a tecnologia.

Embora a integração na nossa equipa  implique a uma mentalidade de engenharia, nenhuma das nossas funções na área de engenharia é puramente técnica. Em vez disso, irá desempenhar um papel consultivo, no qual vai usufruir do melhor de dois mundos – trabalhar em inovação de vanguarda, ao mesmo tempo que constrói e reforça a relação com clientes entusiastas. 

Logo, desde a fase inicial dos projectos, os nossos engenheiros são colocados em situações reais, em que têm de criar o elo entre a necessidade do cliente e o nosso design de produtos para, de seguida, traduzir essa informação para o marketing e para as vendas.

Muitos projetos de construção constituem desafios inesperados, em que os produtos prontos a usar não dão resposta a necessidades específicas. Nestes casos, os nossos engenheiros de campo trabalham em estreita colaboração com os clientes e empreiteiros para encontrar soluções à medida que serão, de seguida, cuidadosamente desenvolvidas pela nossa área de I&D e de software. 

Na Hilti, irá assumir uma grande responsabilidade desde o primeiro momento, pelo que, se os seus resultados forem consistentes, o colocará na posição de liderar a sua própria equipa mais cedo do que poderia pensar. Estará permanentemente integrado numa cultura dinâmica com um vasto leque de talentos, cada um deles único à sua maneira, mas que partilham a mesma ambição de construir um futuro melhor.
 

"Adoro o facto do meu trabalho não ser só técnico. Também envolve planeamento e lidar com pessoas. A cultura é fantástica. É certamente desafiante, mas é igualmente amigável e acolhedora. Tudo é trabalho de equipa e as nossas ideias são realmente bem-vindas."

Andreas, Responsável de Investigação Corporativa e Tecnologia

Mostre-nos a sua paixão por aprender e nós trataremos de a alimentar

Se esperamos que encontre soluções inovadoras dignas de serem premiadas é porque lhe proporcionamos a melhor formação num ambiente de topo a nível mundial. Vamos disponibilizar-lhe todos os conhecimentos e apoio necessário para que desempenhe a sua função com excelência, com apoio de coaching individual, oportunidades de desenvolvimento de competências e atenção pessoal ao desenvolvimento da sua carreira.

Dispomos igualmente de um processo muito completo de avaliação dos nossos colaboradores, através do qual analisamos todos os colaboradores da empresa no âmbito de um processo anual de avaliação de desempenho. Dessa forma conseguimos encontrar oportunidades para desenvolver os nossos colaboradores com diferentes responsabilidades, culturas e desafios de mercado. Isso permite-nos ampliar o nosso leque de competências, alimentar a nossa ambição e abrir portas para a sua carreira.

Na Hilti, os nossos colaboradores com melhor desempenho avançam para funções de liderança muito rapidamente e cerca de 80% dos nossos cargos de gestão são preenchidos por candidatos internos. É desta forma que demonstramos a enorme valor que damos aos nossos colaboradores.
 

Diferentes formas de inovar

Enquanto membro da nossa equipa de engenharia, vai ser isso mesmo  –  parte de uma equipa. O nosso modelo de engenharia baseia-se inteiramente no trabalho em equipa, que é um dos aspetos que faz com que o nosso trabalho seja tão agradável e gratificante.  

Existem três funções  principais no âmbito da engenharia, pelo que poderá escolher aquele com que melhor se identifica: trabalhar como engenheiro de campo com clientes e nos grandes estaleiros de construção;  investigar e desenvolver soluções para produtos inovadores; ou desenvolver software que torne o trabalho dos nossos clientes mais fácil e mais seguro. 

Conheça melhor cada uma destas aliciantes funções.

Engenheiro de campo

• Trata-se de uma função de consultoria na qual irá trabalhar em locais de obra com designers e arquitetos, bem como com engenheiros de estruturas e líderes empresariais. 

• O seu envolvimento, que começa muito cedo na fase de design, permite-lhe desenvolver essas relações, evidenciando o valor que podemos acrescentar quando as soluções da Hilti são especificadas no design, desde os sistemas de ancoragem e de fixação até às ferramentas de software que os acompanham. 

• De seguida, terá oportunidade de ajudar o designer a dar vida a estes aspetos passando o design para as equipas de construção e de produto, incluindo empreiteiros, marketing e vendas. 

• O seu papel será um dos mais importantes na Hilti, uma vez que será o elo de ligação entre o design e as vendas, a transição do plano para a realidade. 

• Ao longo deste percurso, irá dar resposta a quaisquer necessidades de design, códigos de construção e a potenciais problemas. 

• Não existe um manual para esta função uma vez que qualquer grande projeto de construção apresenta os seus próprios desafios. Assim, terá de pensar com agilidade para encontrar soluções à medida para problemas inesperados.

• Será conveniente uma sólida formação em engenharia civil, de estruturas ou mecânica, tal como experiência em design de arquitetura. Mas aquilo que realmente queremos é a sua avidez pela aprendizagem e a sua capacidade para conjugar o discurso técnico com as competências pessoais. 

Conheça as nossas funções na área de engenharia

Engenheiro de Investigação e Desenvolvimento

• A I&D é a força que impulsiona a nossa atividade de negócio e faz parte do nosso ADN. É desta forma que conseguimos continuar a inovar mais que os nossos concorrentes e essa é a razão pela qual investimos mais de 5% do nosso volume de negócios anual na exploração de novas soluções em sistemas diamantados, ferramentas de medição, sistemas de proteção contra incêndio, de ancoragem e tudo o resto.

• Enquanto engenheiro de I&D, vai trabalhar com tecnologia de ponta, e com muita responsabilidade desde o primeiro momento. 

• Acreditamos que as grandes ideias podem surgir de qualquer lado. Assim, vai integrar uma equipa diversificada de I&D, com uma composição mista de licenciados, pós-graduados e profissionais experientes quer com conhecimentos especializados em nichos quer com um conhecimento alargado.

• Se as suas ideias estiverem à frente do seu tempo, vamos tratar de as patentear para podermos continuar a trabalhar no seu desenvolvimento e para criar inovações no futuro. 

• Estará envolvido no desenvolvimento de produtos ao longo de todo o ciclo de vida, com resultados tangíveis a cada momento. Significa um grande sentido de realização e uma perspetiva única sobre a forma como se constrói o mundo.

• Também significa exposição a todas as funções do processo - produção, operações, fornecimento, gestão de projetos, marketing e vendas, à medida que vê os seus produtos passarem ao longo da cadeia. 

• Ao trabalhar diretamente com os nossos clientes e com as unidades de produção em todo o mundo, a sua função envolve assegurar a ligação entre a teoria e a aplicação prática dos nossos produtos.

• Temos laboratórios de topo a nível mundial em Schaan (Liechtenstein), Kaufering (Alemanha), Xangai (China) e Irving (Texas, EUA) - todos eles equipados com a mais moderna tecnologia para simular aplicações e realizar ensaios.

Conheça as nossas funções de I&D na área da engenharia

Engenheiro de software

• Enquanto engenheiro de software vai ajudar a desenvolver e codificar soluções de software que verdadeiramente nos diferenciam. 

• Vai ajudar os nossos clientes a utilizarem o nosso software de forma a poderem compreendê-lo facilmente. Poderá tratar-se de situações de resolução de problemas, tutoriais ou elaboração de manuais para o utilizador.

• Trata-se de algo mais do que uma função técnica: vai precisar de sólidas competências pessoais e de relacionamento interpessoal. Grande parte da função passa por traduzir códigos puros para uma linguagem de engenharia acessível para o cliente.

• Terá acesso permanente e direto aos nossos clientes, bem como às nossas equipas de produto e de marketing, para desta forma poder aperceber-se das suas necessidades e interpretar o respetivo software em conformidade com as mesmas. 

• Poderá esperar trabalhar em alguns produtos verdadeiramente estimulantes, como soluções para calcular cargas, determinar a tolerância ao stress e medir posicionamentos das estruturas de reforço.

• Também vai ajudar a desenvolver algumas aplicações de software de ensaios que utilizamos nos nossos laboratórios de I&D, trabalhando por vezes com instituições externas de investigação e universidades. 

• Terá a oportunidade de ver produtos utilizados ao longo de diferentes gerações - de projeto para projeto, de atualização para atualização - e assegurar que cada novo benefício é realmente compreendido e utilizado. 

• A sua licenciatura será provavelmente na área da engenharia de software, engenharia informática, matemática, física ou estatística. Estamos especialmente interessados na sua sede de aprender e na sua capacidade para traduzir linguagem técnica para pessoas que estão mais habituadas a trabalhar com blocos de desenho ou com brocas.   

Conheça as nossas funções na área de engenharia de software